Preencha os campos abaixo para submeter seu pedido de música:
Atualmente, os beneficiários contam com duas opções de pagamento do benefício do PBF: saque por meio do cartão Bolsa Família ou crédito em conta ou poupança CAIXA Fácil. A principal diferença entre estas modalidades é que na primeira delas, com o cartão Bolsa Família, o beneficiário saca o valor integral da parcela mensal do benefício de uma só vez. Já quando o benefício é depositado diretamente na conta corrente ou na poupança, a família pode fazer retiradas parciais do benefício e utilizar o cartão de débito para compras no comércio.
Com perspectiva de ampliar o acesso dos beneficiários a serviços mais vantajosos e apoiar a inclusão das famílias beneficiárias, a partir de dezembro de 2020, os beneficiários do PBF que sacam seus benefícios com o cartão Família ou cartão Cidadão passarão a ter também as vantagens da conta Poupança Social Digital.
O que é a POUPANÇA SOCIAL DIGITAL?
Criada através da Lei 14.075/20, a Poupança Social Digital é uma modalidade de conta poupança com característica simplificada e movimentação prioritariamente digital. A conta oferece as facilidades de uma conta bancária e possibilita utilizar uma série de serviços digitais para uso do valor do benefício.
Para os beneficiários do Bolsa Família há condições especiais, como a possibilidade de permanecer sacando os benefícios com o Cartão Bolsa Família ou cartão Cidadão e usufruir dos serviços da Poupança Social Digital. Com a habilitação aos novos serviços mais de 9 milhões de famílias passarão a usufruir de vantagens adicionais. O processo será iniciado em novembro deste ano, com a comunicação às famílias, e será encerrado em março de 2021.
A iniciativa está inserida na estratégia de inclusão financeira cidadão e englobará, ainda, ações de educação financeira e inclusão digital, realizadas pelo Ministério da Cidadania em parceria com CAIXA.
POUPANÇA SOCIAL DIGITAL NO PBF |
A partir da premissa de garantir o acesso a novos serviços e a tranquilidade do saque, os pagamentos de benefícios do PBF passam a contar com as facilidades que a Poupança Social Digital oferece. Desse modo, os beneficiários do PBF mantêm o saque com o cartão Bolsa Família e terão a possibilidade de ter acesso serviços bancários digitais.
Dentre as facilidades que a nova modalidade apresenta, destaca-se a possibilidade de o beneficiário realizar saque com o cartão Bolsa Família do valor total ou parcial do benefício, conforme sua decisão, tendo o limite de dois saques gratuitos por mês. Além disso, caso queira, o beneficiário poderá fazer transferências financeiras e realizar pagamentos de forma digital. Veja a seguir outras características e vantagens exclusivas da Poupança Social Digital para os beneficiários do Bolsa Família.
POUPANÇA SOCIAL DIGITAL |
|
CARACTERÍSTICAS | VANTAGENS |
|
|
* Superados do limite de saques e transferências, a CAIXA cobrará tarifa conforme tabela vigente do banco. |
Todo o processo será realizado de forma automática, não sendo exigido do beneficiário nenhuma providência adicional ou comprovação. Para o processo de utilização dos serviços digitais com a abertura automática da Poupança Social Digital, o responsável familiar deve atender aos seguintes requisitos:
– Ser maior de 18 anos;
– Ter CPF em situação regular;
– Possuir dados cadastrais mínimos completos.
Após a abertura da Poupança Social Digital, caso o beneficiário não deseje receber o benefício do PBF nessa modalidade de pagamento, ele poderá solicitar o cancelamento da conta, ligando para o telefone 0800 726 0207 ou diretamente em uma agência da CAIXA.
Os beneficiários que já recebem o benefício do PBF em contas simplificadas da Caixa (conta Corrente CAIXA Fácil e conta Poupança CAIXA Fácil) continuarão recebendo regularmente os pagamentos nas modalidades de conta que já possuem. Logo, não receberão as mensagens, nem terão alterada a modalidade de pagamento para a Poupança Social Digital.
A GESTÃO MUNICIPAL E A POUPANÇA SOCIAL DIGITAL |
A gestão municipal do PBF tem um papel importante no processo de ampliação dos meios de pagamentos. Com a Poupança Social Digital, a Senarc e os municípios têm um grande desafio: fazer chegar às famílias a informação de forma clara e precisa. Nesse sentido, o Ministério da Cidadania atua, juntamente com a CAIXA, na elaboração de amplo material de comunicação, onde estão inclusas ações nas redes sociais, divulgação de documentos orientadores aos gestores municipais, preparação da Central Cidadania 121, e ainda, elaboração cuidadosa de mensagem às famílias, para envio através dos extratos de pagamento do Bolsa Família.
Dessa forma, para que os beneficiários aproveitem as facilidades dos serviços da nova modalidade, primeiramente, é importante destacar que o cartão Bolsa Família segue em funcionamento, possibilitando que o responsável familiar (RF) mantenha o saque sem intercorrências.
Outro ponto de tranquilidade deve ser mencionado aos beneficiários: os canais de pagamento da CAIXA seguem funcionando regularmente para saque dos benefícios do PBF, de modo que ficam garantidos os pagamentos nas agências, lotéricas, terminais de autoatendimento (ATM) e correspondentes CAIXA Aqui.
A gestão municipal deverá orientar bem as famílias para entenderem que o recebimento do benefício por meio de contas Poupança Social Digital apresenta vantagens. Contudo, segue como uma das modalidades de pagamento, não sendo uma regra ou obrigatoriedade do PBF, e sim uma opção, que deve ser utilizada cautela, seguindo todas as orientações da CAIXA.
Neste contexto, o Ministério da Cidadania inicia o processo de comunicação direta às famílias, via mensagem no extrato de pagamentos. Todo o processo será realizado de forma escalonada, utilizando-se o dígito final do Número de Identificação Social (NIS) para definir o cronograma. A partir de dezembro, a CAIXA começará a habilitar os serviços da Poupança Social Digital para o 1º grupo de famílias beneficiárias.
Confira o Cronograma de Ativação da POUPANÇA SOCIAL DIGITAL:
Grupos |
Final de NIS |
Mês de Comunicação aos beneficiários |
Mês de início do funcionamento dos serviços da Poupança Social Digital |
G1 |
9 e 0 |
Novembro/2020 |
Dezembro/2020 |
G2 |
6, 7 e 8 |
Dezembro/2020 |
Janeiro/2021 |
G3 |
3, 4 e 5 |
Janeiro/2021 |
Fevereiro/2021 |
G4 |
1, 2 e Famílias GPTE |
Fevereiro/2021 |
Março/2021 |
GPTE: Grupos Populacionais Tradicionais e Específicos.
A mensagem no extrato de pagamentos de benefícios será enviada a partir de novembro e seguirá o cronograma indicado acima. Veja a seguir a mensagem que os beneficiários receberão:
VOCÊ TEM UMA MENSAGEM BOLSA FAMILIA – POUPANÇA SOCIAL DIGITAL – A PARTIR DO PROXIMO MES SEU BENEFICIO SERA DEPOSITADO NA POUPANCA SOCIAL DIGITAL. SEU CARTAO BOLSA FAMILIA CONTINUARA FUNCIONANDO NORMALMENTE PARA SAQUE DO BENEFICIO. A POUPANCA DIGITAL SERA ABERTA AUTOMATICAMENTE PELA CAIXA. VOCE PODE USAR O APLICATIVO CAIXA TEM PARA PAGAR CONTAS FAZER TRANSFERENCIAS OU COMPRAS. PARA MAIS INFORMACOES LIGUE 0800 726 0207 OU ACESSE WWW.CAIXA.GOV.BR COD. 04 |
Toda a rede de pagamento da CAIXA está sendo capacitada para orientar os beneficiários sobre a ampliação dos serviços aos beneficiários do PBF e estará preparada para orientar sobre o funcionamento da Poupança Social Digital e do app CAIXA TEM.
UTILIZAÇÃO DOS SERVIÇOS DA POUPANÇA SOCIAL DIGITAL
O acesso à conta Poupança Social Digital é realizado por meio do Aplicativo CAIXA Tem, disponível nas lojas virtuais de aplicativos de celulares. Para saber mais sobre como este acesso funciona, “clique aqui”.