O Cruzeiro começará a série B do Campeonato Brasileiro com seis pontos negativos. O clube de Belo Horizonte foi punido pela Fifa com a perda da pontuação pelo não cumprimento da ordem de pagamento referente ao empréstimo do volante Denílson, em 2016.
A entidade exigiu o pagamento em março deste ano e o prazo para quitar a dívida de 850 mil euros com o Al Wahda, dos Emirados Árabes, se esgotou na última segunda-feira (18). O Cruzeiro tentou negociar o parcelamento e até um adiamento diretamente com o clube de Abu Dhabi, mas não obteve êxito.
O volante Denílson chegou em Belo Horizonte para se recuperar de uma lesão no meio de 2016, mas ficou apenas seis meses na Toca da Raposa e disputou cinco jogos, sendo dois como titular.
Ao todo, o Cruzeiro soma uma dívida de mais de R$ 80 milhões em contratações. O clube tem outra ordem de pagamento a cumprir em 29 de maio, referente à compra do atacante Willian, em 2014, do Metalist, da Ucrânia. O time ucraniano foi dissolvido e a dívida foi herdada pelo Zorya FC, também da Ucrânia.